Obras incluem retomada do projeto BRT Radial Leste, que era de 2014. Programa de mobilidade urbana na capital paulista prevê a implantação de 11 novos corredores de ônibus, 4 novos terminais de ônibus e requalificação de corredores.
A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado anunciaram nesta sexta-feira (5) uma parceira para a realização de 27 obras de mobilidade urbana na capital paulista no valor total de R$ 5,5 bilhões.
O programa prevê a implantação de 11 novos corredores de ônibus, o que representa mais de 95 km de novas vias, 30 km de requalificação de corredores já existentes, além da construção de quatro novos terminais, beneficiando 3 milhões de pessoas.
“A cidade de São Paulo está fazendo um plano ambicioso na mobilidade urbana. Essas obras vão beneficiar todas as regiões da cidade, com foco na população mais periférica da cidade, da região que mais necessita de transporte público”, afirmou Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras.
A fase 1 do plano de mobilidade recebe investimento de R$ 1,4 bilhão, sendo 50% do governo estadual e 50% da prefeitura. O valor não inclui gastos com as desapropriações feitas pelo município.
As obras incluem retomada do projeto BRT Radial Leste, que era de 2014. O projeto foi reavaliado em 2018. E, agora terá algumas alterações como a introdução de uma ciclovia, as passagens de nível que eram elevadas agora ficaram no nível da rua, entre outras pequenas alterações. A licitação deve ser aberta até metade de 2022 e finalizadas até o fim de 2024, segundo Monteiro.
“São Paulo vai virar um canteiro de obras de mobilidade. Serão várias obras de suma importância para a cidade que é a locomotiva desse país”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
A primeira fase do plano prevê a construção dos corredores BRT Radial Leste, trechos 1 e 2, do Corredor Chucri Zaidan, e a requalificação de cinco corredores e faixas exclusivas de ônibus.
O BRT é um termo em inglês (Bus Rapid Transit) usado para sistemas de transporte urbano com ônibus de grande capacidade que opera em faixas exclusivas na superfície.
Fase 1
BRT Radial Leste
O primeiro trecho tem 9,5 km de extensão e vai do Parque Dom Pedro até o cruzamento com a Avenida Aricanduva, interligando o BRT Radial Leste com o BRT Aricanduva (que está sendo aprovado). O primeiro trecho vai beneficiar 185 mil pessoas. O investimento é de R$ 416 milhões (R$ 45 milhões em desapropriações).
O trecho 2 do BRT Radial tem 8,6 km e vai ligar a Avenida Aricanduva até estação Itaquera do Metrô, beneficiando 76 mil pessoas por dia. O custo do empreendimento é de R$ 291 milhões (R$ 16 milhões em desapropriações).
Corredor Chucri Zaidan
Outra obra parada que será retomada é o corredor da Avenida Chucri Zaidan, passando pela Avenida João Dias, Avenida Doutor Chucri Zaidan e Avenida Roque Petroni Jr. A faixa exclusiva deve receber 95 mil passageiros por dia ao custo de R$ 388 milhões. A licitação ainda está sendo preparada.
Requalificação
Cinco corredores de ônibus serão requalificados no Plano de Mobilidade:
Corredor Imirim
O trecho inclui a Avenida Inajar de Souza e Avenida Deputado Emílio Carlos. O corredor recebe 112,7 mil passageiros por dia. A requalificação deve custar R$ 36,1 milhões.
Corredor Santo Amaro/João Dias
O corredor atende 300 mil pessoas por dia e passa pela Avenida Santo Amaro e Avenida Portugal. A obra deve custar R$ 80,6 milhões e ainda está na fase da assinatura do contrato do projeto.
Corredor Itapecerica
Localizado entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha, atende 122 mil passageiros diariamente. A obra vai custar R$ 62 milhões.
Corredor Norte/Sul
Com 9 km de extensão, o corredor vai da Av. Washington Luiz até Avenida Senador Teotônio Vilela e recebe 227 mil passageiros. A requalificação vai custar R$ 100,9 milhões.
Por Tatiana Santiago e Guilherme Pimentel, g1 SP e TV Globo — São Paulo
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/11/05/prefeitura-de-sp-e-governo-estadual-anunciam-parceria-em-plano-de-mobilidade-com-27-obras-no-valor-de-r-55-bilhoes.ghtml